terça-feira, 26 de agosto de 2014

Avião da Malaysia Airlines entrou num buraco do tempo e está noutra dimensão?





Avião desaparecido desceu a 1.500 metros de altitude para evitar radares


*Da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

O avião desaparecido no último dia 8 com 239 pessoas a bordo desceu a 5 mil pés de altitude (aproximadamente 1.500 metros) para evitar ser detectado pelos radares civis, informa hoje (17) o diário cingapurense New Straits Times.

http://agenciabrasil.ebc.com.br

A investigação oficial confirmou que o Boeing 777-2000 da Malaysia Airlines desligou os seus sistemas de comunicação e mudou de rota deliberadamente. A análise dos dados do avião revela que o aparelho baixou de altitude para desaparecer dos radares. "A pessoa no comando do avião tem sólido conhecimento de navegação e radares", declarou uma fonte ao diário.
O voo MH370 saiu de Kuala Lumpur em direção a Pequim na madrugada do dia 8 deste mês e desapareceu dos radares cerca de 40 minutos depois da descolagem. A estimativa é que tenha voado durante várias horas sem ser detectado, disseram os peritos ao jornal de Cingapura.
As autoridades da Malásia pediram a uma série de países, a maioria do Sul e Centro da Ásia, que se juntem às buscas do avião, após a confirmação de que o aparelho mudou de rumo de forma deliberada e que se dirigiu para o Oeste.
Saiba Mais
Os novos dados, divulgados pelo primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, no sábado (15), abrem duas zonas de investigação sobre a rota seguida pelo avião: uma que vai do Norte da Tailândia até o Cazaquistão e Turquemenistão e outra que parte da Indonésia e entra pelo Oceano Índico, a Oeste da Austrália.
Vinte e seis países participam atualmente das operações de busca do avião: Austrália, Bangladesh, Birmânia, Brunei, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Filipinas, França, Índia, Indonésia, Japão, Cazaquistão, Quirguizistão, Laos, Malásia, Nova Zelândia, Paquistão, Reino Unidos, Rússia, Cingapura, Tailândia, Turquemenistão, Uzbequistão e Vietnã.
O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, anunciou hoje que o seu governo reforçou a contribuição nas operações de busca do avião. A Austrália assumirá a responsabilidade de procurar o aparelho em uma vasta parte do Oceano Índico e enviará recursos adicionais de vigilância marítima para ajudar na missão.
O avião transportava 227 passageiros, incluindo sete menores, e uma tripulação de 12 malaios. Entre as possíveis causas do desaparecimento estão as hipóteses de sequestro, terrorismo ou problemas psicológicos ou pessoais de alguém a bordo.
O ministro dos Transportes da Malásia, Hishammuddin Hussein, disse nesse domingo (16) que as últimas palavras recebidas pelo controle aéreo - "Bem, boa noite" [All right, good night] - foram pronunciadas no interior da cabine depois de o sistema de comunicações [Acars - Aircraft Communications Addressing and Reporting System] ter sido deliberadamente desligado.
*Com informações da Agência Lusa
Imagem: http://noticias.uol.com.br/

Buracos de minhoca (viagens no tempo)






Thorne acredita que possa existir no universo um outro tipo de estrutura, em forma de túnel, que poderia ser usada como um portal para viagens no tempo. Considera-se que os buracos de minhoca, também chamados de pontes de Einstein-Rosen, tenham o maior potencial para viagens no tempo, se eles de fato existirem. Eles poderiam não só permitir viagens no tempo como também viajar para muitos anos-luz da Terra em apenas uma fração da quantidade de tempo que seria necessária com os métodos convencionais de viagens espaciais.

http://ciencia.hsw.uol.com.br/viagem-no-tempo4.htm

Os buracos de minhoca são considerados possíveis com base na teoria da relatividade de Einstein, que diz que toda massa curva o espaço-tempo. Para entender esta curvatura, pense em duas pessoas segurando e esticando bem um lençol. Se uma pessoa colocasse uma bola de beisebol sobre o lençol, com o peso a bola rolaria para o meio do lençol, fazendo com que ele se curvasse naquele ponto. Agora, se uma bola de gude fosse colocada na beira do mesmo lençol ela viajaria na direção da bola de beisebol por causa da curva.
Neste exemplo, o espaço é visualizado como um plano bidimensional, em vez das quatro dimensões que na verdade constituem o espaço-tempo. Imagine que este lençol esteja dobrado, deixando um espaço entre as partes de cima e de baixo. Colocar a bola de beisebol no lado de cima fará com que uma curvatura se forme. Se uma massa igual fosse colocada na parte de baixo do lençol, em um ponto correspondente ao ocupado pela bola de beisebol na parte de cima, eventualmente a segunda massa encontraria a bola de beisebol. É mais ou menos assim que os buracos de minhoca podem ser formar.
No espaço, as massas que fazem pressão em diferentes partes do universo poderiam eventualmente formar um túnel, isto é, um buraco de minhoca. Poderíamos viajar da Terra para outra galáxia e voltar relativamente rápido. Por exemplo, vamos imaginar um roteiro em que quiséssemos viajar para Sírio (ou Sirius), uma estrela vista na constelação do Cão Maior logo abaixo de Órion. Sírio está a cerca de 9 anos-luz da Terra, o que equivale a aproximadamente 90 trilhões de quilômetros. Obviamente, esta distância seria muito grande para que os viajantes espaciais a percorressem e voltassem a tempo de nos contar o que eles viram por lá. Até agora, o mais distante que as pessoas já viajaram no espaço foi até a Lua, que está a cerca de 400 mil km da Terra. Se pudéssemos encontrar um buraco de minhoca que nos conectasse no espaço ao redor de Sírio, poderíamos poupar um tempo considerável, evitando os trilhões de quilômetros que teríamos de percorrer com a viagem espacial tradicional.
Como tudo isso se relaciona com a viagem no tempo? Conforme discutimos anteriormente, a teoria da relatividade diz que, à medida que a velocidade de um objeto se aproxima da velocidade da luz, o tempo desacelera. Os cientistas descobriram que mesmo na velocidade de uma nave espacial, os astronautas podem viajar alguns nanossegundos para o futuro. Para entender isto, imagine duas pessoas, um indivíduo A e um indivíduo B. O indivíduo A fica na Terra, enquanto o indivíduo B decola num foguete espacial. Na decolagem, seus relógios estão em perfeita sincronia. Quanto mais próximo da velocidade da luz viajar o foguete do indivíduo B, mais devagar passará o tempo para ele (em relação ao indivíduo A). Se o indivíduo B viajar durante poucas horas a 50% da velocidade da luz e retornar à Terra, ficará óbvio para ambos que o indivíduo A envelheceu bem mais rápido do que o indivíduo B. Esta diferença no envelhecimento se dá porque o tempo passou muito mais rápido para o indivíduo A do que para o indivíduo B, que estava viajando mais próximo da velocidade da luz. Muitos anos podem ter se passado para o indivíduo A, enquanto o indivíduo B experimentou um lapso de tempo de poucas horas. Aprenda mais sobre este paradoxo dos gêmeos em Como funciona a relatividade especial.
Se os buracos de minhoca puderem ser descobertos, isto talvez permita que viajemos tanto para o passado como para o futuro. Funcionaria assim: digamos que a entrada do buraco de minhoca seja portátil. Assim, o indivíduo B do exemplo anterior, que viajou no espaço durante poucas horas a 50% da velocidade da luz, poderia levar uma entrada de buraco de minhoca para o espaço, enquanto a extremidade oposta permaneceria na Terra com o indivíduo A. As duas pessoas continuariam a se ver enquanto o indivíduo B viaja no espaço. Quando o indivíduo B voltasse à Terra, poucas horas depois, para o indivíduo A alguns anos poderiam ter se passado. Agora, quando o indivíduo A olha através do buraco de minhoca que viaja no espaço, ele vai se perceber numa idade mais nova, a idade que ele tinha quando o indivíduo B foi lançado ao espaço. O bacana disso é que, ao entrar no buraco de minhoca, o indivíduo mais velho A poderia entrar no passado, enquanto o indivíduo mais jovem B poderia entrar no futuro.

sábado, 16 de agosto de 2014

Batman e o Assassino do Tronco de Cleveland








Por essa nem mesmo eu poderia esperar. Um dos muitos a compor o esquadrão de detetives que quebraram a cabeça e suaram rios para pegar aquele que se tornaria um dos mais bestiais e misteriosos serial killers de todos os tempos foi ninguém menos que Batman!

oaprendizverde.com.br

Isso mesmo! Batman ajudou a força tarefa que investigou os assassinatos em série que assolaram a cidade de Cleveland na década de 1930.  Se você ainda não conhece essa macabra história, entre 1935 e 1939, pelo menos treze assassinatos ocorridos na cidade de Cleveland, Ohio, foram ligados a um misterioso assassino. Suas vítimas, em maioria, eram pessoas que viviam às margens da sociedade. Elas eram decapitadas vivas e evidências mostraram que o assassino realizava experiências químicas com suas peles. Na maioria dos casos, apenas o tronco da vítima era encontrado, o que levou a jornais da época a o apelidá-lo de “O Assassino do Tronco de Cleveland”. Apesar de uma grande investigação, que contou com, talvez, o mais famoso homem da lei da história americana, o intocável Elliot Ness, esse assassino nunca foi pego, e o caso tornou-se um dos mais misteriosos e enigmáticos da história criminal norte-americana.
A cada nova vítima do serial killer, autoridades da lei eram pressionadas e dezenas de detetives foram designados para o caso. De fato, Eliott Ness e a força-tarefa montada para capturar este astuto assassino fizeram o melhor que podiam. Mas, infelizmente, nos anos 1930, o fenômeno dos serial killers era muito pouco conhecido e menos ainda entendido. Talvez, por isso, o esquadrão de detetives (com destaque para o irreverente Peter Merylo) designado para o caso não obteve sucesso. Eventualmente, eles tiveram um potencial suspeito em suas mãos, mas ele nunca foi acusado.
E eis que 75 anos depois do caso ter sido oficialmente encerrado uma nova informação pegou a todos de surpresa. Ninguém menos que Batman ajudou a equipe de investigadores que caçou o serial killer decapitador. Disse o CNJComics, “encontramos evidências de que Batman ajudou na investigação do Assassino do Tronco na cidade de Cleveland entre os anos de 1935 e 1939. Esta fotografia, tirada em 4 de Março de 1939 (apenas cinco dias após a primeira aparição de Batman na Detective Comics, edição 27) mostra Batman trabalhando com o Dr. S.R. Gerber, Médico-Legista do Condado de Cuyahoga, investigando o que pode ser os restos da décima quarta vítima.”.
Vamos aos fatos.
Batman é Bruce Wayne, um bilionário norte-americano, industrial e filantropo. Tendo testemunhado o assassinato de seus pais quando criança, ele jura vingança contra criminosos; em sua mente, isso é uma forma de fazer justiça. Ao ficar adulto e a fim de combater a criminalidade, Wayne treina a si mesmo, fisicamente e intelectualmente, e veste um traje de morcego. Sua primeira aparição foi em 30 de Março de 1939, na Detective Comics, número 27, onde investiga o assassinato de um fabricante de produtos químicos chamado Lambert. E, segundo a CNJComics, cinco dias após o histórico primeiro caso de Batman, ele foi até Cleveland para auxiliar a força-tarefa no caso dos assassinatos em série na cidade.
Não restou nenhum documento sobre a ajuda de Batman aos homens da lei de Cleveland, o que existe são apenas oito fotos que mostram o Homem Morcego auxiliando investigadores e o médico-legista Dr. Samuel Herber. O que podemos fazer aqui é apenas especular. Em Maio de 1939, o caso dos assassinatos em série de Cleveland já havia sido oficialmente encerrado sem solução. Talvez, como uma última tentativa, Eliott Ness e as autoridades locais tenham decidido pela ajuda de Batman após saberem de sua participação bem sucedida no caso do assassinato de Lambert. Batman, então, foi até Cleveland e auxiliou nas investigações. Sabemos que o assassino nunca foi identificado, por isso, podemos dizer que o trabalho de Batman com a polícia não atingiu o resultado esperado, e isso é algo bastante significativo já que, assim, o Assassino do Tronco de Cleveland se tornou o único criminoso a escapar das garras de Batman!
Aos desavisados, obviamente as fotos são montagens (a de cima foi recortada da série de 1949). O que fizemos acima foi apenas um pouco de exercício mental e ficcional. Os assassinatos em série na Cleveland da década de 1930 realmente aconteceram e o caso hoje faz parte da história local. Quem leu nosso post sobre o caso viu que existe até um museu dedicado às infames mortes. Sobre Batman ter auxiliado nas investigações, isso tudo foi uma invenção da CNJComics. A CNJComics é uma loja de revista em quadrinhos com sede em Cleveland e, talvez por isso, e em comemoração aos 75 anos da primeira aparição de Batman, eles tenham decidido juntar o caso mais bizarro e misterioso da história da cidade com o super-herói, fazendo assim uma espécie de homenagem.
Em contato por e-mail com a loja, o co-proprietário John Dudas disse que as fotos foram uma ideia para ajudar a promover o evento Batman 75th Anniversary, que foi realizado na loja no dia 26 de Julho último. Quem compareceu ao evento e gastou pelo menos 20 dólares, recebeu as oito fotos de brinde. Ele disse que as fotos não estão a venda e que elas foram disponibilizadas apenas para os participantes do evento. Que pena! Se alguém conseguir mais das imagens, compartilhe!
“O Assassino do Tronco de Cleveland”: o desconhecido serial killer que enganou um dos mais famosos super-heróis de todos os tempos. Por essa ninguém esperava, né?
Um texto completo sobre o caso que aterrorizou Cleveland há mais de 70 anos pode ser lido clicando neste link.

sábado, 9 de agosto de 2014

Anexo: Lista de pessoas que desapareceram misteriosamente




Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta é uma lista de pessoas que desapareceram misteriosamente, relacionando de forma cronológica casos de desaparecimento registrados no decorrer da história que tenham ocorrido a pessoas notórias e em circunstâncias não esclarecidas.

Antes de 1800
71 a.C. – Embora tenha supostamente morrido em batalha, o corpo do escravo rebelde Espártaco jamais foi recuperado, e seu destino permanece desconhecido.1
117 – A legião romana Legio IX Hispana desaparece durante a conquista romana da Britânia. Diversas referências à tropa apareceriam posteriormente em obras de ficção.2
1021Al-Hakim bi-Amr Allah, 6° califa fatímida e 16° imame ismali, dirige-se em seu burro para as colinas de Muqattam (nos arredores do Cairo) para uma de suas rotineiras sessões de meditação noturna, não retornando. As buscas pelo califa encontram apenas seus trajes ensanguentados e seu animal.3
1203Artur I, Duque da Bretanha, herdeiro do trono da Inglaterra apoiado pela nobreza francesa (que não queria João Sem Terra no poder) é capturado em 1202 em Mirebeau por partidários de João e aprisionado em Falaise, desaparecendo um ano depois, após ser transferido para Ruão.4
1483Eduardo V de Inglaterra (12 anos) e o Ricardo de Shrewsbury, duque de Iorque (9 anos), filhos de Eduardo IV de Inglaterra, são aprisionados na Torre de Londres por seu tio Ricardo III, nunca mais sendo vistos.5
1499 – O explorador italiano Giovanni Caboto desaparece, juntamente com seus cinco navios, durante uma expedição em busca de uma rota ocidental da Europa para a Ásia.6
1501 – O navegador português Gaspar Corte Real desaparece enquanto tentava encontrar a Passagem do Noroeste. Dois de seus navios retornaram à Lisboa, mas o terceiro, com ele a bordo, perde-se no mar.7
1502Miguel Corte Real parte à procura de seu irmão Gaspar. Assim como ele, seguiu com três navios, e igualmente ao ocorrido com seu irmão, apenas dois retornam enquanto o terceiro, como ele a bordo, desaparece sem deixar vestígios.8
1578D. Sebastião, décimo sexto rei de Portugal, é morto durante ou após a Batalha de Alcácer-Quibir. Filipe II manda trasladar para o Mosteiro dos Jerónimos um corpo que alegava ser o do rei, mas o povo recusa-se a acreditar na morte, o que leva ao surgimento do "sebastianismo".9
1590 – A Colônia de Roanoke é encontrada abandonada, e o destino dos colonos que a habitavam permanece desconhecido.10
1611 – Após um motim em seu navio Discovery, Henry Hudson, seu filho adolescente e seis outros são abandonados em um pequeno bote na Baía de Hudson, e nunca mais são vistos novamente.11
1800 a 1899
1826William Morgan desaparece pouco antes de seu livro com segredos da maçonaria ser publicado.12
1848 – O explorador e naturalista Ludwig Leichhardt parte do Rio Condamine para o Rio Swan, na Austrália. A expedição é vista pela última vez em Darling Downs; evidências sugerem que ela tenha desaparecido no Grande Deserto Arenoso.13
1872 – O bergantim Mary Celeste é encontrado abandonado à deriva em direção ao estreito de Gibraltar, e o desaparecimento dos oito membros da tripulação e das duas passageiras torna-se o centro de um dos mistérios mais duradouros da história naval.14
1890Louis Le Prince, pioneiro do cinema, desaparece após embarcar em um trem em Dijon com destino a Paris.15

1900 a 1999
1909 – O velejador Joshua Slocum desaparece após partir de Martha's Vineyard com destino a América do Sul na chalupa Spray.16
1913 – O inventor e engenheiro mecânico Rudolf Diesel desaparece a bordo de um vapor que seguia da Antuérpia para Londres; supõe-se que tenha cometido suicídio ao jogar-se ao mar, ou ainda que tenha sido assassinado.17
1914 – O escritor e jornalista Ambrose Bierce supostamente junta-se ao exército de Pancho Villa como observador, morrendo ou sendo executado durante uma das batalhas da Revolução Mexicana.18
1924 – O aviador Artur de Sacadura Freire Cabral desaparece em algum ponto do Mar do Norte quando voava em direção a Lisboa.19
1925 – O explorador e arqueólogo britânico Percy Fawcett, juntamente com seu filho mais velho Jack e seu amigo Raleigh Rimmell, parte para a Serra do Roncador, Mato Grosso, à procura da "Cidade Perdida de "Z". Apesar de diversas teorias para explicar o desaparecimento e várias expedições à procura do trio (que juntas vitimaram mais de 100 pessoas), seu destino permanece um mistério.20
1925 – Os aviadores Charles Nungesser e François Coli desaparecem enquanto tentavam realizar o primeiro vôo transatlântico de Paris a Nova York no biplano White Bird.21
1928 – O explorador Roald Amundsen parte com seu hidroavião em missão de resgate ao dirigível Italia, desaparecendo no Ártico.22
1937 – A aviadora Amelia Earhart e seu navegador Fred Noonan desaparecem nos arredores da Ilha Howland enquanto tentavam realizar um vôo de circum-navegação do globo.23
1938 – O físico Ettore Majorana desaparece durante uma viagem de barco de Palermo a Nápoles.24
1941 – O diplomata Kazys Bizauskas desaparece quando era transportado para uma prisão soviética em Minsk. Supõe-se que tenha sido executado em conjunto com outros prisioneiros durante a repressão estalinista.25
1944 – O avião do escritor e piloto Antoine de Saint-Exupéry desaparece durante uma missão de reconhecimento sobre a França sob ocupação nazista.26
1944 – O popular músico de jazz Glenn Miller decola da Inglaterra para tocar para tropas na França recém-liberada quando o avião em que estava desaparece sobre o Canal da Mancha. Na condição de militar do exército dos Estados Unidos desaparecido em época de guerra, Miller continua listado como "perdido em ação".27
1945Heinrich Müller, líder da Gestapo e um dos ocupantes do Führerbunker, é visto pela última vez no dia seguinte ao suicídio de Hitler. Seu arquivo na CIA e documentos relacionados avaliam que, apesar de seu destino não ser conhecido, ele provavelmente morreu em Berlim nos primeiros dias de maio de 1945.28
1945Constanze Manziarly, cozinheira e nutricionista de Hitler, desaparece enquanto tentava fugir de Berlim após a invasão soviética e a derrocada da Alemanha Nazista. Supõe-se que tenha sido estuprada e assassinada por soldados soviéticos em um dos túneis do Metrô de Berlim.29
1945Subhas Chandra Bose, um dos mais proeminentes líderes do movimento pela independência da Índia, desaparece após um acidente aéreo em Taiwan. O corpo não é recuperado, levantando diversas teorias acerca de seu paradeiro.30
1945Vôo 19: cinco torpedeiros TBF Avenger da Marinha dos Estados Unidos desaparecem enquanto realizavam um vôo de treinamento na região conhecida como Triângulo das Bermudas. Durante uma subsequente missão de busca, um hidroavião Martin PBM Mariner também desaparece, aparentemente resultado de uma explosão em pleno ar. Nenhum resquício das seis aeronaves e dos 21 tripulantes envolvidos é encontrado.31
1953 – O tenente Felix Moncla, piloto, e o segundo-tenente Robert Wilson, operador de radar, desaparecem quando seu Northrop F-89 Scorpion da Força Aérea dos Estados Unidos perde contato com a Base Aérea de Kinross enquanto sobrevoava o Lago Superior tentando interceptar uma aeronave desconhecida sobre espaço aéreo canadense, próximo à fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá. A Força Aérea identificou a segunda aeronave como um Douglas C-47 Skytrain do Comando Aéreo das Forças Canadenses, cruzando o Lago Superior a uma altura de 7,000 pés, do oeste para o leste, de Winnipeg a caminho de Sudbury. Alguns ufologistas associaram o desaparecimento a uma suposta atividade de discos voadores, referindo-se a ele como "Incidente Kinross".32
1958 – Um Cessna 310 levando o revolucionário cubano Camilo Cienfuegos de Camagüey a Havana desaparece sobre o mar.33
1961 – A milionária Dana de Teffé desaparece na ocasião de uma viagem com seu advogado e suposto amante Leopoldo Heitor. Acusado de matá-la e de tentar se apossar de seus bens, ele alega que sua cliente foi sequestrada, sendo julgado e posteriormente absolvido.34
1962Frank Morris e os irmãos Clarence e John Anglin escapam da prisão de Alcatraz em um bote improvisado. As autoridades presumiram que o trio tenha morrido afogado, mas os corpos jamais foram encontrados.35
1967 – O primeiro-ministro da Austrália Harold Holt desaparece enquanto nadava na praia de Cheviot, em Point Nepean. Apesar de intensas buscas, o corpo não é encontrado.36
1971 – Após ameaçar explodir um Boeing 727, D. B. Cooper recebe US$ 200,000 e pula de paraquedas da aeronave, jamais sendo visto novamente.37
1975 – O líder sindical Jimmy Hoffa é visto pela última vez no estacionamento de um restaurante de Detroit. Supõe-se que pouco depois tenha sido assassinado pela máfia.38
1978Frederick Valentich desaparece enquanto sobrevoava sozinho o Estreito de Bass em um Cessna 182. Seu último contato via rádio foi para informar que avistara uma aeronave não identificada, voando em alta velocidade e perigosamente próxima à sua.39
1979 - Etan Patz, de seis anos de idade, desaparece em Nova Iorque. Foi dele o primeiro rosto de criança desaparecida a ser divulgado em pacotes de leite nos Estados Unidos. O seu paradeiro nunca foi descoberto.
1985 – O físico Vladimir Alexandrov desaparece em Madri durante uma conferência sobre inverno nuclear.40
1992 – Um helicóptero com o político Ulysses Guimarães, sua esposa Mora, o ex-senador Severo Gomes, sua mulher Henriquetta e o piloto Jorge Comeratto, cai no mar de Angra dos Reis, matando todos a bordo.41 O corpo de Ulysses é o único a não ser recuperado, dando origem a teorias conspiratórias de sabotagem da aeronave e especulações a respeito de objetos recuperados do oceano, como um crânio encontrado na costa de Santa Catarina em 2001.42 43
1995 – O carro do músico Richey James Edwards é encontrado abandonado junto à Ponte do Severn, conhecida por atrair suicidas. Apesar do corpo não ter sido encontrado, Edwards é declarado oficialmente morto em novembro de 2008.44

2000 – presente
2002 – A catamarã Hakuna Matata, levando a bordo o jogador de basquete Bison Dele, sua namorada Serena Karlan, seu irmão Miles Dabord e o condutor Bertrand Saldo, parte da ilha de Moorea, na Polinésia Francesa com destino à Honolulu. Dabord é o único a voltar aos Estados Unidos; investigado posteriormente acerca do desaparecimento e provável assassinato de seus acompanhantes de viagem, suicida-se.45
2007 – O cientista James Gray parte em seu veleiro Tenacious com a intenção de espalhar as cinzas de sua mãe nas Ilhas Farallon, não retornando. Apesar de uma das mais ambiciosas missões de resgate realizadas, nenhum sinal de Gray e sua embarcação são detectados.46
2007Madeleine McCann desaparece após ser deixada sozinha por seus pais no apartamento de férias da família em Algarve.47
2009 – O professor Craig Arnold parte para uma caminhada exploratória na ilha vulcânica de Kuchinoerabujima, não retornando. As equipes de busca encontram seus últimos rastros próximos a um penhasco, supondo que ele tenha sofrido uma queda fatal.48

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pessoas_que_desapareceram_misteriosamente

Imagem: O desaparecimento de D. Sebastião em 1578 deu origem ao "sebastianismo"